Atividades Complementares


 

O Colégio São José disponibiliza atividades extras variadas no contra turno do aluno e durante todo o ano letivo.

 

 

   Todas as atividades são orientadas por profissionais capacitados que desenvolvem em seus alunos  a prática e a importância ao cumprimento de regras e ao respeito com a equipe.

 

Clique aqui para saber os horários das

modalidades no período letivo de 2017

 

 

   "Como escolher a atividade extra escolar mais adequada aos filhos.

 

   Teatro, pintura, patinação, tênis, idiomas, ballet. Que atividade escolhemos para nosso filho? A oferta de atividades extra escolares é cada dia mais variada, e escolher a mais adequada para nossos filhos tem sido cada vez mais difícil. Hoje em dia, as escolas nos facilitam a escolha. Muitas já oferecem uma grande gama de atividades na saída do colégio, orientadas aos mais pequenos, evitando assim incômodos deslocamentos.
   É muito importante que os pais saibam claramente o porque estão inscrevendo seu filho em uma atividade extra escolar. É necessário que se perguntem se existe essa necessidade, se a criança está preparada ou interessada, ou se é apenas uma forma de ocupar o tempo ao sair da aula.
 
   Muitos pais acreditam que as atividades fora da sala de aula ajudarão seu filho a relacionar-se melhor e a conhecer novos amigos, ou seja, a socializar-se. No entanto, alguns psicólogos advertem que esta atividade não deve ser concebida como uma obrigação para as crianças. Elas também precisam de tempo livre para estar em família, com seus pais, ou irmãos, também para brincar ou não fazer nada. A criança que não está inscrita em atividades extra escolares não está perdendo tempo nem a oportunidade de se preparar para o futuro. As crianças devem ter o direito de decidir em que empregará seu tempo livre, mas a orientação, conselhos e experiências dos pais vão contar muito nessa hora de escolha.  
  

    Recomendações para escolher uma atividade extra escolar:


   Antes de inscrever seu filho em alguma, seria conveniente considerar algumas recomendações:
- Motive seu filho a praticar alguma atividade, e não os obrigue nem imponha seus gostos.
- Proponha que faça uma aula que escolheu para saber se ele vai gostar.
- Leve em conta a idade, os gostos, o caráter e as habilidades do seu filho, antes de escolher a atividade.
- Antes dos 6 anos de idade, as crianças deveriam desenvolver atividades que não exijam normas. Nesses casos é aconselhável que façam desenho, pintura, dança, etc.
- Não utilize essas atividades como uma forma de premiar ou castigar seu filho.
- A partir dos 6 anos, é aconselhável que valorize os gostos do seu filho, assim como sua capacidade e aptidão.
- Depois do início da atividade escolhida, espere um tempo para saber se realmente seu filho está gostando.
- Em alguns casos que os pais pratiquem algum esporte ou hobby, pode ser que a criança se veja estimulada a imitá-los.
- No caso que você observe que seu filho não está dormindo bem, mostra-se cansado, e que dá desculpas para não comparecer à atividade, pode ser que seu filho esteja sobrecarregado. Neste caso, não insista para que continue com a atividade. Quando crescer um pouquinho mais poderá assumir mais responsabilidades e hobbies. 
- É importante que a criança participe da atividade  estimulado e com vontade.
- Não inscreva seu filho em muitas atividades do que ele esteja preparado para desenvolver. Pode terminar esgotado. Cada criança tem um ritmo e capacidades distintas.
- O esporte é um bom canal para relacionar-se com os demais e melhorar o físico e a coordenação das crianças.
- As atividades artísticas servem para que as crianças aprendam a se superar e arriscar-se. 
  

   A atividade conciliada ao caráter das crianças


   Nem todas as crianças possuem o mesmo caráter, gostos e vontades. No entanto, as atividades extra escolares podem ajudá-las a superarem alguns problemas. Por exemplo, se uma criança tem problemas para relacionar-se, estimule-a a praticar atividades em grupo.
   Inscreva-o em algum esporte de equipe, como o basquete, futebol, voleibol, entre outros. Para as crianças mais nervosas, uma atividade que as obriguem a dominar-se, seria mais aconselhável. Motive-as que pratiquem o judô, natação, xadrez, etc. Se seu filho é um preguiçoso, escolha atividades mais solitárias como o tênis, a patinação, a pintura, o tocar algum instrumento musical. Se a criança é tímida, o teatro, assim como o ballet e corais, servirá de muita ajuda."

 

Artigo retirado do site: Guia Infantil 



Switch to your language: