Terceirão

Terceirão


 

  O Ensino Médio é voltado para o desenvolvimento do aluno como um todo, por meio de metodologia alicerçada nos pilares da educação - aprender a conviver, aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conhecer -, que considera a atuação do educando, levando-o a estudar por si mesmo e a construir seu próprio conhecimento.
   Há ação constante em prol da qualidade na preparação para a vida, propiciando oportunidades para o desenvolvimento de habilidades especiais como liderança, raciocínio crítico, resolução criativa de problemas nas atividades e projetos pedagógicos.
   Os jovens do Ensino Médio, além de serem preparados para o domínio das novas tecnologias, recebem formação concernente às qualidades do caráter, aprendendo a conviver com os outros para, mais tarde, se anteciparem às transformações ou a elas se adaptarem com competência e dignidade.
   Assim, nossa concepção é de um currículo pleno, construído em quatro dimensões, necessário para atender às necessidades educacionais do Ensino Médio.

 

 

   Envolve autoconfiança, motivação, habilidade de comunicação e habilidades de relacionamento.

 

 

   Inclui resolução criativa de problemas, planejamento e replanejamento de sua carreira, economia, administração de conflitos e tecnologia informatizada. Para isso os alunos desenvolvem vários projetos, interdisciplinares com os recursos dos laboratórios, biblioteca, Internet, entrevistas, periódicos e outros. Participam também do programa de Orientação Profissional, visando propiciar maior clareza e segurança ao ensino do 3º grau, com vista, não só às vantagens materiais da futura profissão, mas, principalmente, à realização pessoal.

 

 

   Devido ao volume de informações que chegam a cada um, com o auxílio da informática, é necessário saber-se conduzir, acessar e reconstruir todos os conhecimentos necessários para a vida pessoal e comunitária. Aprender constitui-se ponta para toda aprendizagem de conteúdos. Desta forma, faz-se necessário estimular a pesquisa, a observação, a investigação científica, assim como propor situações práticas e experiências para que o aluno aplique o conhecimento, demonstrando sua real assimilação.

 

 

 

   O conteúdo programático é desenvolvido a partir do material didático Dom Bosco e organizado segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias.

 

   Para o desenvolvimento do Ensino Médio, o Colégio organiza sua prática curricular de modo a:

 

• “ter presente que os conteúdos curriculares não são fins em si mesmos, mas meios básicos para constituir competências cognitivas ou sociais, priorizando-as sobre as informações;
• ter presente que as linguagens são indispensáveis para a constituição de conhecimentos e competências;
• adotar metodologias de ensino diversificadas, que estimulem a reconstrução do conhecimento e mobilizem o raciocínio, a experimentação, a solução de problemas e outras competências cognitivas superiores;
• reconhecer que as situações de aprendizagem provocam também sentimentos e requerem trabalhar a afetividade do aluno.”

 

   O Colégio São José tem especial compromisso com a preparação dos jovens do Terceirão para uma vida plena de sucesso e realização pessoal. Além de habilitá-los para os principais vestibulares do país, oferece um ensino de qualidade, permeado de valores humanos e cristãos.

 

 

• Material didático Dom Bosco atualizado, atendendo aos pressupostos dos Parâmetros Curriculares Nacionais;
• 36 aulas semanais;
• Trabalho de Orientação Vocacional e/ou Profissional para escolha consciente diante do vestibular;
• Leitura e análise dos livros exigidos no vestibular;
• Material didático específico para Geografia e História de Santa Catarina;
• Corpo Docente capacitado e comprometido com o processo educativo;
• Aulões de preparação para o ENEM e principais vestibulares;
• Educação Física com enfoque na qualidade de vida;
• Vestibulares Simulados com redação;
• Exercícios preparatórios para todas as universidades;
• Avaliação contínua e contextualizada, mediante instrumentos operatórios que privilegiam a interpretação e a compreensão dos conhecimentos;
• Laboratório de Informática;
• Laboratório de Ciências Naturais;
• Biblioteca Informatizada;
• Sala com lousa digital;
• Atividades Extras (Banda, Dança, Futsal, Voleibol, Handebol, Judô e Coral);
• Eventos (Festa Julina, Dia do Estudante, Festa da Família e Noite Artístico-Cultural).

 



Switch to your language: